ENTRADA A DIRETORIA NOSSAS REUNIÕES ANIVERSÁRIANTES INFORMES 2020
ENTRADA
A DIRETORIA
NOSSAS REUNIÕES
ANIVERSÁRIANTES
INFORMES 2020
INFORME 2020 II
SOBRE NÓS
NOSSAS SEXTAS
PARCERIAS
*UMA NOVIDADE*
NOSSAS IMAGENS
ALGUNS LINKS
PÁGINAS DO SITE
NOSSO ENDEREÇO
RECADASTRE-SE
FALE CONOSCO
            Você precisa saber como se iniciou a sua Associação!


Um grupo de companheiro que estavam próximos de se aposentar e que saberiam que iriam se afastar com o tempo começou a se reunir no terminal de carga do Arará no Cajú, com o intuito de formar um grupo de amigos, para estar se encontrando constantemente,dessas primeiras reuniões foram se alastrando por outros locais da ferrovia.
Com isso, outros colegas queriam participar desse grupo, aí pensou-se várias coisas:
 - Fundar um grêmio, Fazer encontros mensais em determinados locais e etc. Até que um dos iluminados deu a idéia de ser formada uma associação,não foi fácil.
Pois havia muita resistência de outras instituições,mas com muita luta e vontade de se fazer algo, a associação foi montada.

 - Em primeiro lugar, fomos buscar apoio no sindicato dos ferroviários da zona da central do Brasil, ali também encontramos algumas resistências,alguns diretores se posicionaram contrário,mas nós persistimos. Vai daí que o sindicato cedeu uma sala para que nós  pudéssemos nos reunir, na Rua General Caldwell no centro do Rio de Janeiro , ficamos pouco tempo  por lá, pois haviam muitos problemas. Resolvemos procurar o pessoal de Bento Ribeiro, que era um grupo de aposentados ligados aos sindicatos, e tinham a frente os senhores Ilson Moreira Rodrigues (Já falecido) o ex presidente da Associação e também  Chiquinho Maquinista (Francisco de Oliveira). Conversamos com eles, e eles aceitaram as nossas conversas, então nos unimos,eles tinham maior  idade e experiência nós eramos bastante novos e com vontade de mudanças, com isso, juntou  o útil ao agradável e  a certeza de continuar-mos com as lutas em prol da categoria ferroviária e afins se fortaleceu.Então foi fundada a Associação dos Aposentados e Pensionistas Ferroviários da Central do Brasil - RJ. Depois de Bento Ribeiro, fomos para o Engenho de Dentro, num acordo como Grêmio de Engenho de Dentro e com a Associação dos ex-alunos,tudo corria muito bem, mais com o advento dos jogos pan-americanos,"fomos convidados a nos retirar"daquele local, apesar de sermos ferroviários. Fizemos muito barulho e várias manifestações e algumas passeatas no bairro,
atrapalhando o transporte, e só assim chegaram ao consenso GOVERNO MUNICIPAL,ESTADUAL E FEDERAL, pois eles queriam  construir um estádio mais conhecido como ENGENHÃO e aí, nos fizeram uma proposta, apresentaram alguns locais da ferrovia. 
Um deste, nós aceitamos, mesmo da forma que estava com muita sujeira,ratos, mosquitos e mato
com mais de um metro de altura,mas como não havia outro jeito, era pegar ou largar.
Aceitamos o desafio, caímos para dentro, e aos poucos fizemos a reforma de todo o prédio,esperamos que no futuro bem próximo, poderemos ter o orgulho de dizer que temos a maior associação de Aposentados da América Latina!

   Atualizado 09/12/2018.                 *Moha*

Site Map